URSOS
Os ursos são mamíferos que pertencem à ordem dos carnívoros, dentro da família ursidae. As espécies que sobrevivem atualmente estão divididas em três grupos: a subfamília ursinae que inclui o urso-polar (Ursos marítimos), urso-pardo (Ursos aritos), urso-negro (Ursos americanos), urso-beiçudo (Melursos ursinos), urso-negro-Asiático (Ursos thibetanus) e o urso-malaio (Helarctos malayanus), a subfamília Tremarcto, cujo único representante é o urso-de-óculos (Tremarctos ornatos) e a subfamília Ailuropodinae cujo único representante é o panda (Ailuro poda melanoleuca).
Os ursos são como muitos outros animais, espécies em perigo de extinção. Hoje em dia cinco espécies de ursos se encontram muito ameaçadas devido principalmente a ações associadas com os humanos.
O urso-negro-asiático: é vítima do tráfico internacional de partes de ursos no mercado ilegal da medicina tradicional Chinesa. Hoje em dia, a sua população está quase extinta no Japão e no sudeste da Rússia.
O urso-de-óculos: hoje em dia é perseguido por falsas crenças e é um dos ursos mais ameaçados do mundo.
O panda: atualmente restam menos de 1000 exemplares em estado selvagem.
O urso-polar: não está ameaçado mas a sua conservação depende de uma vigilância extrema e do cumprimento de acordos internacionais.
O urso-pardo: em algumas regiões está perto da extinção, como é o caso da Europa Ocidental e o sul da Ásia. No México desapareceram a meados do século XX. A nível mundial está fora de perigo.
O urso-beiçudo: a medicina tradicional Chinesa indica que eles têm poderes curativos em certas partes do seu corpo, pelo que fez com que diminuíssem drasticamente a sua população.
O urso-malaio: o seu estado atual é desconhecido, mas devido à destruição do seu habitat, ao tráfico de ursos e aos caçadores furtivos pressupõe-se que se trata de outra espécie ameaçada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário