GOLFINHO
O golfinho nariz de garrafa ou flipper, também chamado de delfim, é um mamífero

Golfinho nariz de garrafa. Foto: NASA / via Wikimedia Commons
Estes mamíferos marinhos vivem em grupos para ajudar na proteção contra predadores e facilitar obtenção de alimento. Apresentam diversos comportamentos sociais, como batida de cauda, assobios, saltos, mordidas, toques, etc. Eles podem atingir uma velocidade de 56 km/h. Os golfinhos têm necessidade de respirar, tendo assim de nadar até a superfície periodicamente. Eles possuem um orifício respiratório acima da cabeça por onde eles expelem o ar e pegam fôlego para mergulhar. Tem capacidade de mergulho de até 8 minutos, podendo alcançar a profundidade de 300 metros.
O golfinho orienta-se por ecos dos sons que eles próprios produzem - um sonar, parecido com os utilizados pelos morcegos. Muitas vezes brincalhões, os golfinhos fazem acrobacias nas quais demonstram sua agilidade e força. Estes saltos fazem parte da comunicação dos golfinhos. A pesca destes animais está proibida desde 1988, mas essa lei não é respeitada.
Apesar da a parecência amigável, podem em alguns momentos atacar pessoas que estiverem nadando junto à ele. Os golfinhos podem ser ensinados a fazer manobras, algumas bem complexas. Apenas os primatas e golfinhos tem comportamentos tão complexos ligados com alimentação, proteção e reprodução.
Os únicos predadores naturais dos golfinhos são as orcas (Orcinus orca - que inclusive faz parte da família Delphinidae) e os tubarões. O problema é com os pescadores de sardinha que utilizam redes para capturar os peixes. Os golfinhos se prendem nessas redes, podendo até morrer. A expectativa de vida dos golfinhos, em liberdade, é de no mínimo 25 a 30 anos, podendo ser maior, dependendo da espécie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário